linguagem dos surdos
O que é surdez? Surdez é a ausência total ou parcial de sons relacionados ou não a problemas auditivos que podem acometer uma pessoa ainda no parto ou mesmo após o parto e inclusive ao longo de toda a sua vida.
Dependendo do caso, surdez pode ser tratada através de aparelhos especiais permitindo assim a comunicação entre a pessoa acometida de surdez e o mundo ao seu redor.
As perdas auditivas neurossensoriais podem ser de grau: leve, moderado, severo e profundo. Portanto, quanto maior o grau da perda, maiores serão as dificuldades principalmente para a criança surda perceber ou compreender a comunicação oral e esse déficit causa várias consequências para todo o desenvolvimento infantil e isso perdura durante toda a alfabetização e a vida escolar da criança.
Mas, para entender sobre a surdez é necessário que seja deixado de lado todo tipo de preconceito, principalmente em relação as pessoas que já nasceram ou adquiriram alguma doença ao longo de sua vida e, nesse caso principalmente as pessoas com problemas auditivos, pois, assim evitaremos os erros e a forma também errada sobre como as pessoas deficientes foram tratados no passado e isso não retorne e principalmente, não se perpetue causando assim sérios danos aos seres humanos e principalmente as pessoas portadoras de deficiência.
Conhecendo as histórias e as filosofias educacionais para os surdos daremos um passo primordial para analisarmos criticamente as consequências das desigualdades que ao longo dos anos se arrastou, punil e vitimou estas pessoas que já nasceram com o sofrimento ou mesmo o adquiriram ao longo da vida.
Precisamos ter em mente que, assim como a criança não surda ( a que é dita como “normal” ) necessita de um aprendizado para se tornar autônoma desde a infância, assim também acontece com a criança surda que nasce com o problema auditivo ou independente de qualquer outro tipo de deficiência.
A criança necessita de uma obtenção de diagnóstico