Linguagem de radio resumo
1º semestre - Turma A - sala 709
Comunicação e Linguagem
Profº Rafael Tosi
Ricardo Camprubi Paixão
Definitivamente um grande estimulo a difusão do radio no Brasil foram concessões para a abertura de diversas rádios em todo o país . Embora no inicio das transmissões, as rádios possuíssem cunho educativo, com o passar do tempo começaram a focar sua programação no entretenimento e informação.
Porém após a inversão da televisão e depois internet o radio foi obrigado a se reinventar para que fosse possível manter vivo. Toda a linguagem áudiolinguistica teve de ser repensada e profissionalizada para que com a escolha correta dos elementos Som, Musica e ruído , na grade dos programas e na grande da programação torna-se possível a busca constante para indentificar-se com seu publico alvo.
Iniciando assim um novo jeito de fazer radio no Brasil, focando agora tocar/se identificar individualmente com seu publico alvo que tem um numero ilimitado de ouvintes.
E coube a Propaganda utilizar todos os sentidos : visão, olfato,tato, paladar e principalmente da audição para que quando bem explorados e agregados a Som, Musica e Ruído possibilitando formar os “Jingles” do inglês ;tinir;retinir, soar.
Criando assim uma ideia/mundo imaginário fantástico nas mentes dos indivíduos que são seu publico alvo. No entanto Jingles não estão mais presente somente no radio e sua grade de programação, a maneira como são feitos a combinação de sons ,musicas e ruídos aliado/ligando diretamente um marca/empresa foram ganhando espaço nos cinemas, televisão e até mesmo na internet. Tornando assim uma das principais ferramentas da comunicação nos dias atuais.
Hoje não podemos pensar em publicidade sem o auxilio dos Jingles tal como os conhecemos estes por sua vez fazem parte do modo do qual se faz publicidade atualmente.Facilitando ou ligando intimamente uma marca/ empresa a um Jingle. Tornando assim uma simples