Linguagem de Programação
1º projeto – Have Fun with Matrices
São Carlos, 15 de setembro de 2014
1. Introdução
1.1 Objetivo
Desenvolvido na disciplina de Linguagem de Programação e Aplicação, o objetivo deste projeto foi gerar uma solução para o problema proposto que foi baseado em um dos problemas da maratona de programação da ACM, denominado “Have fun with Matrices”.
1.2 Metodologias utilizadas para desenvolver o projeto
Primeiramente, definimos os passos lógicos que deveríamos seguir para alcançarmos o objetivo do problema proposto. Como, por exemplo, quando chamar as funções em determinado ponto do código. Tendo isso, identificamos como programar esses passos, estudamos os conceitos que nos faltavam para concluir a programação e aplicamo-los à estrutura do nosso programa.
1.3 Estruturas do documento A estrutura do programa do nosso projeto consiste em, além da main, uma função para cada operação pedida no problema proposto, além de uma função para inserir a matriz sobre qual se deseja operar, uma para converter caracteres de uma string em números inteiros operáveis e uma para definir a operação a ser realizada pelo programa.
As bibliotecas utilizadas das bibliotecas stdio.h, stdlib.h e string.h.
2. Projeto desenvolvido
2.1 Visão geral do projeto desenvolvido
Problema proposto: “Have fun with Matrices” Em vários problemas da engenharia, computação e matemática, matrizes são amplamente utilizadas. Neste trabalho, implementou-se funções simples para manipulação de matrizes.
Para uma matriz NxN em que cada valor da matriz e representado por um inteiro [0,9], o código deve apresentar as seguintes funções de manipulações de matrizes:
• row a b: Operação para trocar a linha a com a linha b;
• col a b: Operação para trocar a coluna a com a coluna b;
• inc: Incrementa cada número da matriz. Se após esse incremento o número for 10, deve ser alterado para 0;
• dec: Decrementa cada número da matriz. Se após esse decremento o número