linguagem de programação java
Introdução
Este trabalho tem como principal função informar ao leitor sobre a região Sul, juntamente com sua cultura, povos nativos, informações referentes ao relevo e mais alguns fatos importantes sobre essa região Brasileira.
Para dar inicio terá como retratamento o povo Umbu e alguns registros como Pontas de flecha em pedra lascada dessa cultura, a primeira que deixou registros conhecidos no sul do Brasil, e o resto estará contido ao decorrer do trabalho.
Formação territorial
Povos nativos antes da chegada dos portugueses:
Como base do entendimento sobre a cultura indígena é preciso saber que não há uma cultura indígena unificada. Cada povo ao longo de milênios desenvolveu modos próprios de compreender e de se relacionar com o mundo, que se expressam em tradições religiosas, artesanato, músicas, hábitos sociais e festejos peculiares, entre outros aspectos, e entrar em detalhes sobre cada etnia e cada grupo seria impossível.
O extremo sul do Brasil parece ter sido atingido primeiro pelos povos umbu, que deixaram registros datados com 12,7 mil anos de idade. Mas essas datações também têm sido questionadas.
Processo de colonização:
Como objetivo de catequizar os indígenas, jesuítas espanhóis fundaram várias missões no território do atual Rio Grande do Sul. Essas missões, cuja economia tinha como atividade a dependência da pecuária e da agricultura, sofreram posteriormente seguidas invasões de bandeirantes paulistas, que aprisionavam os índios para vendê-los como escravos. A destruição das missões espalhou pelo pampa os animais criados pelos missionários.
A partir do século XVIII, esse gado passou a ser disputado por portugueses e espanhóis que habitavam a bacia do rio Paraná. Essa luta desencadeou a disputa pela posse da terra, o que motivou a formação de grandes latifúndios.
Principais centros urbanos:
A região sul do Brasil também é composta de grandes centros urbanos, como:
Paraná
Curitiba: Capital do estado do Paraná,