LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ALGOL
CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA - CCNT
CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE
SISTEMA
ALGORITMO E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
PROFESSOR: ANTÔNIO MARCOS
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO
ALGOL
REDENÇÃO – PA
2013
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO
ALGOL
Trabalho Acadêmico de Tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade do Estado do Pará - UEPA, como requisito parcial para a disciplina “Algoritmo e lógica de programação”, sob a orientação do Prof. Antônio Marcos.
REDENÇÃO – PA
2013
Sumário
Introdução
O Algol é uma linguagem de programação de alto nível voltada principalmente para aplicações científicas. Seu nome provém das palavras "Algorithmic Language" (Linguagem Algorítmica).
A linguagem começou a ser formulada em 1957, na Europa, por um grupo internacional de cientistas de computação. Nenhuma outra linguagem teve influência tão importante nos projetos de novas linguagens.
As duas características principais do Algol são: a clareza e a elegância da sua estrutura baseada nos blocos e o estilo de sua definição, que usa uma linguagem metalingüística para definir de forma concisa e relativamente completa a sua sintaxe.
A linguagem continuou sendo desenvolvida e enriquecida com novas construções e novos comandos que aumentaram seu potencial, voltado principalmente para máquinas IBM.
História
Ela começou a ser desenvolvida em 1957 por um comitê internacional na Europa, e através de um documento foi definida como ALGOL 58, e tardiamente evoluiu para ALGOL 60 e ALGOL 68. Para desenvolver o Algol 58, John Backus desenvolveu a Forma Normal de Backus, método este que foi revisado e exandido por Peter Naur. A Forma agora passava a chamar-se Forma de