Linguagem De Programa O G
ENGENHARIA MECÂNICA 9ª série
Sistema de Linguagem ISSO ou Linguagem de Código G
Os Dados são informados ao sistema CNC na forma de programa de usinagem e é composto por um conjunto de códigos numéricos. Códigos G são um entre esses códigos. Códigos G são também chamados como funções preparatórias. Eles tomam parte ativa na execução de programas e da operação da máquina e são programados pela letra G seguida de dois dígitos como por exemplo: G02. Eles são sempre programados no início do bloco. Eles descrevem o tipo de movimento da máquina, o tipo de interpolação, tipo de dimensionamento, funções relacionadas com tempo e ativar determinadas condições de funcionamento dentro do controle. A ação de códigos G ou é modal ou não modal. Códigos G, uma vez programados, permanecerão ativos até que outro código G do mesmo grupo seja programado, depois é o anterior que fica cancelado, estes são chamados modais. Código G que permanece ativo apenas no bloco em que está programado, é chamado não modal. Códigos G que estão ativos após ligar o comando ou resetar ou M02 ou M30 são chamados Comandos Ativos. Eles não precisam ser programados a menos que sejam substituídos por um código G do mesmo grupo.
G00: Avanço em marcha rápida para deslocar rapidamente a ferramenta até o ponto final. O deslocamento é feito em linha reta, por isso deve-se verificar a possibilidade de colisão.
G01: Interpolação linear utilizada para deslocar a ferramenta em trabalho de usinagem da posição até a posição desejada em linha reta. Este comando possui a seguinte sintaxe:
G01 X/U Z/W A C R F S M B Onde: X/U Z/W A : coordenada do ponto final. C : medida do chanfro. R : medida do raio de arredondamento F: avanço m/volta. S: rotação (rpm). M: instrução M
B: instrução B. G02: Interpolação circular no sentido horário. Sintaxe: G02 X/U Z/W R I K F S M B R: valor do raio.
I, K : Coordenadas relativas do centro com relação ao ponto inicial, sendo I no eixo X e K no eixo Z.