linguagem da fisica
A ciência que tem por objetivo estudar os corpos e as leis que os regem, e que modificam seus estados e movimentos sem alterar-lhes a composição química. Temos dentro da Física, a Física Experimental, que se baseia em experimentações e em experiências. As ciências físicas estudam as propriedades das matérias, reveladas através dos orgãos dos sentidos: a visão por exemplo, nos informa a forma e a cor dos objetos e nos dá a noção de movimentos dos mesmos; a audição nos dá a sensação sonora; o tato nos permite que tenhamos conhecimento da temperatura e pressões. Tudo isso pode sofrer modificações que chamamos de fenômenos, como por exemplo a queda de um objeto, percebida pelos olhos; a passagem da água de um estado para outro, etc.Todos esses fenômenos modificam de uma forma passageira os corpos, sem alterar-lhes as substâncias que os compõem- por isso são chamados de fenômenos físicos. A Física apresenta-se dividida em vários ramos:
MECÂNICA parte que estuda as forças, sua causa e seus efeitos secunários; a mecânica pode ser dividida em cinemática, dinâmica e estática.
A cinemática estuda os movimentos independente de suas causas caracterizados pelos conceitos de aceleração, velocidade e trajetória.
A estática estuda as forças em equilíbrio; está dividida em estática dos sólidos e dos fluídos; na estática dos fluídos temos a hidrostática, ou a estática dos líquidos, e estática dos gases, mais conhecida por barologia.
A dinâmica estuda os movimentos e suas causas; ao estudo dos movimentos dos fluídos, dá-se o nome de hidrodinâmica e aerodinâmica para os gases.
A mecânica ainda estuda os movimentos que caracterizam por sua periodicidade e são denominados movimentos periódicos; esses movimentos podem ser vibratórios, característicos de lâminas vibrantes, ou oscilatórios que se caracterizam por movimentos pendulares. A eletricidade, estudando as cargas elétricas em equilíbrio, é conhecida por eletrotástica, O estudo dos campos