Linguagem Culta
O operador do Direito deve utilizar uma linguagem que segue as normas da língua, procurando sustentar a boa comunicação. Fatores que influenciam no processo de manifestação verbal:
CORREÇÃO:
A correção nada mais é que a obediência às normas linguísticas. É caracterizada por uma linguagem livre de vícios. O comunicador passa a ser visto de maneira favorável pelo receptor da mensagem.
A obediência às normas gramaticais não deve provocar um
“abismo” entre o comunicador e o leitor da mensagem. O segredo da boa comunicação está na simplicidade. Exemplo de incorreção:
Dona Alzira,
Apezar do clima de auta tenção, os operário não ezitaram em apresentar suas reinvindicação para o chefe. Nós tudo quer uma reunião com o dono da empresa.
Tamo deixando esse bilhete para a senhora marcar a reunião dagente
É evidente que conseguimos ler o bilhete. Para isso fizemos um esforço para driblar as incorreções linguísticas. Não há dúvidas de que esse bilhete ganharia maior respeitabilidade se estivesse escrito na norma culta. Vamos ver a diferença? Dona Alzira,
Apesar do clima de alta tensão, os operários não hesitaram em apresentar suas reivindicações para o chefe. Nós todos queremos uma reunião com o dono da empresa. Estamos deixando esse bilhete para a senhora marcar a
A correção dos problemas gramaticais do bilhete oferece uma versão mais límpida. Porém, há ainda problemas a resolver. Quem é o chefe mencionado no bilhete? O que a senhora Alzira precisa fazer?
Quem escreve o bilhete? Como avisar a ele a data e o horário da
Senhora Alzira,
Apesar do clima de forte tensão, os operários não hesitaram em apresentar suas reivindicações para o
Senhor Pedro de Souza, chefe desta empresa. Nós gostaríamos de marcar uma reunião com o dono da empresa.
Por gentileza, tome as devidas
CONCISÃO:
A concisão nada mais é que a objetividade e a justeza de sentido no ato de escrever um