Linguagem Corporal dos Equinos
Além de emitirem sons como os relinchos, os cavalos utilizam as orelhas para se comunicar, tanto com outros cavalos quanto com humanos. Conhecer essa linguagem permite ao cavaleiro compreender as intenções do animal, assim como perceber a maneira com que o cavalo reage às suas ordens.
Fique atento, a observação das orelhas é essencial.
O cavalo é um animal muito sensível aos ruídos. Isso se deve ao fato desse animal ser presa, e não predador. Para facilitar a percepção de eventuais perigos, sua audição apurada foi fundamental para a permanência da espécie. Assim o cavalo se adaptou para facilitar sua percepção de eventuais perigos, o que foi essencial para a permanência da espécie.
Apesar de seu pavilhão auditivo ser móvel, a audição do cavalo possui uma sensibilidade semelhante à humana, porém percebe melhor os sons agudos, ouvindo até mesmo ultra-sons. O movimento das orelhas permite localizar a origem de sons e também revelar qual é o “seu estado de espírito”.
ORELHAS PARA TRÁS
Quando o cavalo dirige sua orelha totalmente virada para trás, onde sua visão não alcança, está indicando sua desconfiança a respeito do que está ocorrendo em seu ponto cego. Se as duas orelhas estiverem voltadas para trás simultaneamente, mesmo que nenhum ruído tenha sido produzido, indica que este cavalo não está confiante e por isso fica inquieto.
ORELHAS PARA TRÁS ABAIXADAS
Atenção! Essa posição das orelhas manifesta uma reação de agressão eminente. Ele pode estar tentando intimidar alguém (seja homem ou cavalo) ou apenas sinalizar um grande mau humor! Em caso de briga entre cavalos, as orelhas se colocam nessa posição. Quando o cavalo começa a abaixar as orelhas no trabalho, pode ser sinal de má vontade ou até mesmo de dor nas costas, razão pela qual ele não queira se mover.
ORELHAS PARA FRENTE
Já neste caso, quando as orelhas estão viradas para frente e atentas, revelam confiança e receptividade às ordens. Em um treino ou uma competição, o