Linguagem Cinematogr Fica
A primeira exibição pública de cin nema ocorre eu em
28 d de dezembrro de 1895. Os inventtores do Ciinematógraffo – os irm mãos Lumiè ère – projeetaram “L’Arrrivée d’un Train à La Ciotat”[1] para uma pla atéia de trin nta e três pe essoas pasm mas, no “Grand Café”, em m Paris.
Os irmãos Louis e Auguste Lumière
L
talvvez não tivesssem consciê ência de quee estavam crriando um m meio de exp pressão tão importantee. Chegaram m a dizer qu ue sua inven nção não tin nha o meno or futuro co omo espetácculo, porém,, ainda no fim f do sécu ulo XIX, Geoorges Méliès, um ilusio onista franccês, percebe eu que ele poderia seer um veícu ulo capaz d de tornar real r a imagginação. Esta ava criado o cinema.
Em sseus cento e poucos ano os de existêência, o cineema passou por diversaas transform mações técniicas, estéticcas, ideológiicas, formaais, estilísticcas e de co onteúdo, paara citar ap penas algum mas. A caada uma desstas mudan nças corresp pondeu não apenas uma a forma de se fazer cin nema, como o também diiferentes forrmas de se p pensar o cineema. Mas o que q é imporrtante reter aqui a é o fato o de que ao o falarmos a palavra ciinema, podeemos estar nos n referind do tanto ao filme proprriamente d dito, quan nto a
umaa
indústria a ou
messmo
a
um m lugar
de d e
ncontro físiico e social.
Cham
mamos de liinguagem cinematográfiica o conjun nto de plano os, ângulos,, movimenttos de câmeera e recurso os de montag gem que com mpõem o un niverso de um m filme.
Para isso, é preciso ter em conta que cada plano, movimento de câmera, etc, tem um efeito psicológico, um valor dramático específico e exerce seu papel dentro da totalidade que é um filme. A seguir apresentaremos alguns dos principais aspectos da linguagem cinematográfica procurando propiciar aos interessados uma pequena noção do que é essa linguagem.[2]
Campo
Compreende tudo o que está presente na imagem: cenários, personagens, acessórios.
Extra-campo
Remete ao que, embora