Linguagem Barroca
JOABE MURILO DA SILVA PRADO
A ARTE É UMA LINGUAGEM
CAETITÉ - BA
2014
ESCOLA CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO SERTÃO PRODUTIVO (CETEP)
JOABE MURILO DA SILVA PRADO
A ARTE É UMA LINGUAGEM
Trabalho apresentado a disciplina de Artes, com fim avaliativo da I unidades elaborado pelo aluno Joabe Murilo do 4º ano curso Técnico em Mineração sob orientação da Professora Mariúcha Burgos.
CAETITÉ - BA
2014
O QUE DIZ O TEXTO ?
1 - O autor começa detacando a variação do conceito de "grande obra". Aponte o que ele ressalta como fatores dessa variação.
R - Ele resalta que a variação da grande obra variam conforme a época e a sociedade.
2 - O que é necessário, segundo o texto, para uma obra "atravessar os tempos"? Você concorda com esse ponto de vista?
R - Segundo o autor para atravessar os tempos é necessário que as obras se destaquem para terem a necessidade de falar de algo além da sua própria época e oforecerem uma inspiração e um significado. Sim, pois sentimentos e expressões não depende da época.
3 - Quando, na Renascença, se propôs que o artista fosse julgado mais por sua capacidade intelectual e imaginação do que por sua perícia manual, estava-se, de alguma forma, liberando a atividade artística. Como se justifica isso, no texto.
R - De acordo com o texto ele justifica que os grandes mestres da renascença, o artista era considerado basicamente um artesão, e uma obra-prima era um trabalho submetido a sua corporação profissional como prova de que ele dominava as habilidades técnicas necessárias.
4 - O fato de os grandes museus exibirem os "tesouros" artíticos é uma democratização da Arte, evidentemente. Você já visitou um museu? Quais foram as telas que mais o