LINGUAGEM 2 OFICINA DE REDA O
LINGUÍSTICOS
LINGUAGEM
A comunicação em nossa sociedade pode ser realizada de diversas formas: através da palavra, do corpo, do gesto, da imagem, do som.
Portanto ela pode ser:
VERBAL ou NÃO-VERBAL
A linguagem é um processo comunicativo pelo qual as pessoas interagem entre si.
“Língua é um código que possibilita a comunicação. É um sistema de signos, combinações e de sons, de caráter abstrato, utilizado na fala.”
É preciso destacar que a língua pertence a toda uma comunidade, evolui e transforma-se historicamente.
A língua é mutável.
VARIANTES LINGUÍSTICAS
A língua não é usada de modo homogêneo por todos os seus falantes. O uso de uma língua varia de época para época, de região para região, de classe social para classe social, e assim por diante.
O português falado hoje é diferente do português de 50 anos atrás), regionalidade
(diferentes lugares, diferentes falas), grupo social (uso de “etiqueta”, assim como gírias por determinadas “tribos”) e ainda as diferentes situações (fala formal e informal).
Além das variações já citadas, há ainda outras variações, como, modo de falar de diferentes profissionais (linguagem técnica da área – médicos, advogados, policiais etc.), as gírias das diferentes faixas etárias, a língua escrita e oral.
Dependendo da situação, uma mesma pessoa pode usar diferentes variedades de uma só forma da língua.
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
Variação Regional
Exemplos:
- aipim, mandioca, macaxeira (para designar a mesma raiz);
- tu e você (alternância do pronome de tratamento e da forma verbal que o acompanha); - vogais pretônicas abertas em algumas regiões do Nordeste;
- o “s” chiado carioca e o “s” sibilado mineiro; Variação Social ou Cultural
É aquela pertencente a um grupo específico de pessoas. Neste caso, podemos destacar as gírias, as quais pertencem a grupos de surfistas, tatuadores, entre outros; a linguagem coloquial, usada no dia a dia das pessoas; e a linguagem formal, que é aquela utilizada pelas pessoas de