lingua protuguesa 03
A região de Piracicaba situa-se no centro-leste do Estado de São Paulo, dentro da depressão periférica paulista que, por sua vez, está contida na bacia do Paraná. Os solos ocorrentes são, em grande parte, formados a partir de material sedimentar e dentre eles os Argissolos derivados de argilitos e/ou folhelhos são muito comuns e importantes, pois sobre os mesmos se desenvolvem atividades de grande relevância econômica para a região, entre as quais cita-se a agricultura, que é fortemente influenciada pelo conjunto dos atributos, ou seja, pelo comportamento dos diferentes tipos de solos.
Os Argissolos são, depois dos Latossolos, a classe de solos mais abrangente e importante no Brasil, bem como são também importantes em todo o mundo. Tais solos têm sido estudados sob diversos aspectos (físicos, químicos, mineralógicos), embora uma série de questões quanto ao mesmos ainda careça de mais e melhores esclarecimentos.
Alguns aspectos relevantes, ainda não esclarecidos, dizem respeito às alterações mineralógicas ocorridas ao longo da evolução dos referidos solos desde a superfície até a base do perfil, bem como a maneira segundo a qual se distribuem os metais traços em tais perfis, derivados de argilitos e folhelhos. O conhecimento das alterações mineralógicas ocorridas é importante, pois os resultados obtidos permitirão aumentar significativamente a capacidade de predição acerca de tais solos e também contribuir para o melhor entendimento quanto à distribuição e ao comportamento destes e dos seus respectivos saprólitos, bem como para se propor outras atividades a eles associadas, novos estudos a serem empreendidos e a definição de praticas de manejo mais adequadas aos mesmos.
Outros aspectos também importantes dizem respeito aos metais traços. Estes ocorrem naturalmente associados aos grandes grupos de rochas (ígneas, metamórficas, sedimentares) e, enquanto se encontram imobilizados em estruturas cristalinas, não representam maiores