Lingua Portugues E Comunica O Empresarial 2
COMUNICAÇAO EMPRESARIAL
Profª. Maria José Guimarães mariajose@sindimoveismg.com.br 2014
– "Há duas espécies de fome: a da miséria do corpo, esta, mais fundamental e determinante, visto que é a interceptadora de quaisquer outras funções, necessidades e realizações humanas; mas há também a carência de conhecimento, este, outro tipo de fome. Nossa luta tem de ser travada sempre simultaneamente em ambas as direções.”
CONTEXTUALIZAÇÃO DA DISCIPLINA
Os tempos mudaram. As velhas máquinas de escrever há muito foram substituídas pelos computadores; aquelas ligações telefônicas que levavam três dias para serem completadas agora são feitas em segundos; os enormes telefones que ficavam em cima das mesas agora andam nos nossos bolsos. Só uma coisa não evoluiu: a redação das empresas.
• Continua-se redigindo muito, e continua-se redigindo mal. As pessoas parecem não dar muito valor ao processo de redação profissional, esquecendo-se de que ela é uma ferramenta essencial a todo e qualquer tipo de negociação. Uma negociação começa em um almoço, em uma reunião, em um telefonema...Mas sempre acaba com um texto escrito, seja ele um contrato, um recibo ou uma correspondência confirmando o que foi conversado. Nas relações profissionais as palavras faladas são importantes, mas o que sempre prevalece é o escrito.
• Iniciaremos o módulo I falando sobre a comunicação como um meio de atuar, falar, fazer-se entender, comunicar para expressar-se. Hoje, com as várias Ciências existentes, o importante é que saibamos e consigamos nos comunicar. Para que façamos a comunicação adequada, precisamos, é claro, da
Língua Portuguesa, mesmo existindo diferentes formas de comunicação. Analisaremos, neste primeiro módulo, as dificuldades do uso da língua e interpretação textual reflexiva claro, da Língua Portuguesa, mesmo existindo diferentes formas de comunicação.
• Analisaremos, neste primeiro módulo, as dificuldades do uso da língua e interpretação textual reflexiva.
• Este