Lingua Materna
PEDAGOGIA
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
Resenha “ O ensino da Língua Materna “
5° SEMESTRE C
Prof.ª Mércia
Guarulhos
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS
5º SEMESTRE C
Prof.ª Keila
Aluna: Márcia Cristina M. Ribeiro RA 6622349832
Guarulhos
2015
O ensino da língua materna
O ensino aprendizagem sobre a língua materna realizados na sala de aula passou a ser discutido desde a década de 80, onde muitos estudiosos, professores e pesquisadores tinham dúvidas de como deveria ser realizado o ensino da língua e quais conteúdos ensinar apoiados nas diretrizes curriculares.
A proposta Curricular de 80 sobre o ensino da língua materna procurou reunir concepções diferentes, por meio de pesquisas e teorias advindas da linguística e a CENP no qual tinha o objetivo de proporcionar um intercâmbio entre essas diferentes concepções da língua materna. Em contraposição surge a Proposta Curricular de 1988 que defendeu a concepção de linguagem como atividade humana, histórica e social. Tendo como proposta uma língua que serviria de estímulo para reflexão, onde a linguagem seria compreendida como trabalho construtivo e a atividade linguística realizada por meios de processos reais de comunicação. Deixando de ser analisadas como palavras ou frases isoladas e sim analisadas em um contexto coerente em relação a situação apresentada no texto.
Mesmo com uma proposta bem elaborada para o ensino da Língua Portuguesa, esta proposta não atingiu aos objetivos planejados e o fracasso escolar nas escolas passou a ser analisado pelo como fracasso do ensino-aprendizagem da língua materna.
Com a elaboração dos PCNs em 1996 que visava fundamentar a língua materna com a necessidade de uma reestruturação do ensino da Língua Portuguesa e garantindo a aprendizagem da leitura e da escrita, passou conceituar a língua como um sistema histórico e social, onde ao