Lingua global
Campus VI - Caetité
I Semestre do curso de Letras com habilitação em Língua Inglesa
Matéria: Estudos Sócio-Antropológicos do Ensino da Língua Inglesa
Profª.: Keyla dos Santos
Discente: Raimyson Souza Dias
Questionário respondido com base no texto do autor David Crystal, English as a Global Language, 2003
1) Discorra sobre fatores necessários para que uma língua seja considerada franca. Explique porque a língua alcançou esta posição. Para que a língua seja considerada franca ela tem que ser reconhecida por muitos países como um meio de entendimento padrão para a comunicação. O Inglês alcança esta posição por várias influências, tanto histórica, que veio desde a sua origem dada a partir da invasão da Inglaterra pelos Anglo-Saxões, Celtas, Jutos..., onde a língua foi se fortalecendo e concretizando com as colonizações inglesas e com a liderança da revolução industrial entre os séculos XVIII e XIX. Também com forte e decisiva presença dos Estados Unidos ao vencer a Guerra Mundial se tornando uma grande potência, se torna referência a ser seguida por muitos países fazendo com que a língua Inglesa passasse a ser, desde então, a mais falada intercontinentalmente.
2) O que é uma língua franca e qual a importância de se ter uma língua franca? Uma língua franca é aquela que une pessoas, culturas, interesses através da comunicação por sua língua. Nos dias atuais vimos percebendo a importância de se ter uma língua padrão, uma língua franca, o inglês vem se tomando uma força ainda maior com a globalização e a rapidez em que os fatos são divulgados, as informações são dadas em tempo real, pela facilitação obtida por meio da tecnologia, que vai até sobre questões sócio-políticas.
3) O que o autor quis dizer ao afirmar na pag.10 que “english was apparently in the right place at the right time”. Exemplifique a situação. A língua inglesa na maioria de todos os grandes acontecimentos históricos esteve em destaque.