Lingo, Lindo e Solver
- LINDO
- INTRODUÇÃO / OBJETIVO
- APLICAÇÃO / EXEMPLO
- CONCLUSÃO LINDO
- LINGO
- INTRODUÇÃO / OBJETIVO
- APLICAÇÃO / EXEMPLO
- CONCLUSÃO LINGO
- SOLVER
- INTRODUÇÃO / OBJETIVO
- APLICAÇÃO / EXEMPLO
- CONCLUSÃO SOLVER
- LINDO
– INTRODUÇÃO
LINDO, este nome resume-se em (linear, interactive, and discrete optimize) que é uma conveniente, mas trata-se de uma grande ferramenta para resolver problemas de programação linear, inteira e quadrática.
- UTILIZAÇÂO, FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DO PROBLEMA (LINDO)
Comandos ●MAX Inicia um problema de maximização ●MIN Inicia um problema de minimização ●END Termina a entrada de um problema
Operadores ● Menor < ● Maior > ● Menor ou igual =
Quando o problema estiver resolvido, uma janela denominada Reports Window ou janela de relatórios aparecerá automaticamente. Essa janela de relatórios é o lugar onde todos os resultados serão lançados. Se dois problemas forem resolvidos e houver espaço na janela, suas resoluções aparecerão uma seguida da outra. Para se examinar essa janela basta clicar no menu Windows|Reports Windows (ver slide a seguir).
A função objetivo deve sempre aparecer no começo do modelo e deve ser iniciada pelo comando MAX ou MIN. O fim da função objetivo é definido através de uma das seguintes expressões:
● SUBJECT TO
● S.T.
● ST
O final das restrições é determinada pelo comando END. O Comando END só é obrigatório se após as restrições aparecerem comandos do tipo GIN ou INT discutidos mais tarde. O nome de uma variável no LINDO pode conter até 8