Lingagem x fala
Linguagem – capacidade humana de estabelecer comunicação, seja por gestos, sons, palavras, sinais, símbolos etc. Serve para representar conceitos, ideias, sentimentos, significados, pensamentos.
Língua – conjunto de palavras e expressões usadas por uma comunidade, munido de regras próprias organizadas em um sistema (a gramática de uma língua). Também chamada código.
ESCRITA X FALA
Características da fala
Na fala, se o ouvinte não entender alguma coisa, ele faz perguntas, pede para o outro falar novamente. Mesmo quem fala se falar algo que não está adequado, pode repetir a mensagem, pode consertar. Por isso, embora às vezes possa parecer que o contexto da escrita, por exemplo, retrata o contexto da fala, não é verdade, porque cada um desses contextos tem suas particularidades.
A fala é anterior à escrita. Todo ser humano, dentro das suas normalidades, tem a capacidade de falar. Já a escrita é adquirida, não sendo de acesso a todos (alguns povos possuem língua falada própria, mas não escrita).
Quando falamos, qualquer problema na interpretação ou compreensão pode ser imediatamente retomado e solucionado; além do que, quando conversamos ou somos ouvidos, outros componentes da "fala" formam um ambiente propício para a interpretação da mensagem: gestos, expressões faciais, tons de voz que completam, modificam, reforçam o que dizemos.
Trechos da fala do homem:
“Aqui é bem cegadu”
“Tem umas cachoeira boa”
“Nessa Santo Antoio onde ocês foram lá é muito bonito. A água lá é muito fria (...). Lá é bonito”
A língua falada, por se desenvolver espontaneamente, é caracterizada pela hesitação, repetição, pausas na voz etc.
Característica da escrita
Note que, até para escrever o discurso falado tentando ser fiel à fala, é problemático, pois é necessário marcar as pausas próprias dessa modalidade, evidenciando as repetições. Na escrita, a realidade é diferente, lidamos com outro contexto: faz-se uma comunicação e a