Linfocitos be t
Curso de Medicina
Maturação e Ativação de Linfócitos B e T
Rio de Janeiro-RJ 2012
Desenvolvimento dos linfócitos B e T Os linfócitos B e T originam-se a partir de precursores linfóides, derivados da medula óssea, que se compromete com a linhagem linfocitária. O desenvolvimento e amadurecimento das células B ocorre na medula óssea, enquanto os progenitores iniciais das células T são desenvolvidos na medula óssea e migram para o timo, onde irão amadurecer. O amadurecimento inicial é caracterizado pela proliferação celular induzida pelas citocinas, especialmente a IL-7, levando a um aumento acentuado do número dos linfócitos imaturos.
Estágios na maturação e seleção dos linfócitos B
O desenvolvimento das células B ocorre em estágios caracterizados por diferentes padrões de rearranjos e expressão dos genes das Ig. Os progenitores comprometidos com a linhagem de células B proliferam sob a influência da IL-7, dando origem a um grande número de precursores de linfócitos B, chamados de células pró-B que expressam três genes, TdT, RAG1 e RAG2, que comandam a recombinação gênica necessária para a produção de imunoglobulinas. Na transição entre pró-B e pré-B, a recombinação V-D-J é completada no locus da cadeia H da Ig. Um RNA primário, contendo o complexo VDJ e os genes C das Ig, é produzido e os exons da região C µ do RNA da cadeia pesada são emendados ao exon VDJ para gerar um RNAm maduro, que é traduzido para formar a proteína da cadeia pesada µ.
Algumas das proteínas µ são expressas na superfície da célula associada a duas outras proteínas invariáveis, que são semelhantes às cadeias leves, para forma o complexo receptor da célula pré-B (pré-BCR), juntamente com as moléculas acessórias Igα e Igβ. Esse receptor manda sinais de sobrevivência e proliferação, assim como sinais para inibir o rearranjo do outro alelo da cadeia pesada (exclusão alélica). No estágio de células B imatura, ocorre a recombinação V-J nos