Linfa
Neste trabalho iremos conhecer um pouco sobre o sistema linfático do ser humano.
Veremos as funções da linfa, sua importância para o nosso sistema imunológico, onde à encontramos, como ela percorre nosso corpo e do que ela é composta.
Citarei também neste, o linfoma que corresponde a uma doença, a princípio no sistema linfático, seu conceito, sintomas, quais as partes do corpo em que elas mais atingem, e também no que consiste o tratamento desta doença.
Espero que você leitor aproveite o conteúdo presente no trabalho a seguir.
Boa leitura.
________________________________________________________________________________________________________
A Linfa
A linfa é um líquido transparente e esbranquiçado. É constituído essencialmente pelo plasma sanguíneo, proteínas e por glóbulos brancos.
A linfa é transportada pelos vasos linfáticos em sentido unidirecional e filtrada nos linfonodos (também conhecidos como nódulos linfáticos ou gânglios linfáticos). Após a filtragem, é lançada no sangue, desembocando nas grandes veias torácicas.
É produzida pelo excesso de líquido que sai dos capilares sanguíneos ao espaço intersticial ou intercelular, sendo recolhida pelos capilares linfáticos que drenam aos vasos linfáticos mais grossos até convergir em condutos que se esvaziam nas veias subclávias.
Percorre o sistema linfático graças a débeis contrações dos músculos, da pulsação das artérias próximas e do movimento das extremidades. Se um vaso sofre uma obstrução, o líquido se acumula na zona afetada, produzindo-se um inchaço denominado edema.
A linfa é composta por um líquido claro pobre em proteínas e rico em lipídios, parecido com o sangue, mas com a diferença de que as únicas células que contém são os glóbulos brancos que migram dos capilares sanguíneos, sem conter hemácias. A linfa é mais abundante do que o sangue.
Este fluido é responsável pela eliminação de impurezas que as células produzem durante seu metabolismo. Pode conter