linearidade
UNOESC JOAÇABA
ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
DISCIPLINA: CIRCUITOS ELÉTRICOS I EXPERIMENTAL
PROFESSORA: LISANDRA FLORES
EXPERIÊNCIA 02: LINEARIDADE E SUPERPOSIÇÃO
Alunos: Leonardo André Piovesan, Leonardo Ronsoni, Natan Guilherme Santana.
Joaçaba – SC, Abril de 2014.
INTRODUÇÃO
Através deste trabalho iremos falar sobre linearidade e superposição em um circuito elétrico, a técnica da linearidade para análise de circuitos consiste arbitrar um valor para a grandeza desejada, e então calcular a tensão ou corrente na fonte que produziria aquele valor de grandeza. Então, usando da homogeneidade, basta multiplicar o valor arbitrado pela razão entre os valores encontrados para tensão ou corrente e os valores reais de tensão ou corrente.
O princípio por trás da técnica da superposição é a propriedade aditiva das funções lineares. Com efeito, num dado circuito com duas ou mais fontes de corrente ou tensão independentes, um dado valor de uma grandeza é resultado das contribuições independentes de cada fonte de tensão ou corrente sozinhas, sem que as outras estejam presentes no circuito. Ou seja, pode-se tomar uma única fonte de tensão ou corrente e eliminar as demais, calculando a grandeza desejada.
1 LINEARIDADE E SUPERPOSIÇÃO
1.1 OBJETIVOS:
Verificação experimental dos princípios da linearidade e superposição em um circuito elétrico simples.
Verificar experimentalmente o princípio da Linearidade.
Verificar experimentalmente o teorema da Superposição.
1.2 PARTE TEÓRICA:
O Teorema da Superposição constitui-se em uma conseqüência da linearidade de alguns circuitos elétricos. Um circuito elétrico é dito linear se pode ser verificado o princípio da linearidade e da superposição. Seja um circuito qualquer, no qual denotaremos por “E” e “S”, respectivamente, a entrada e a saída.
Figura 3.1 – Circuito Linear.
1.2.1