Linearidade e Principio da Superposição
CENTRO DE TECNOLOGIA – CT
LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS I
PROFESSOR BARTOLOMEU
RELATÓRIO EXPERIÊNCIA 4: Linearidade e Superposição
Rômulo de Arêa Leão
Maria Clara Cortez
Teresina, 18 de maio de 2014
Objetivos
Investigar a propriedade da linearidade dos componentes de um circuito e verificar o
Princípio da Superposição.
Verificar o teorema de Thevenin, obtendo o circuito equivalente (Tensão de Thevenin)
Resistência Equivalente de Thevenin).
Verificar o Teorema de Máxima Transferência de Potência.
Introdução
Este estudo visa apresentar duas técnicas de análise de circuito, que permitem simplificar vários tipos de rede e deste modo obter um número menor de equações e variáveis a serem calculados para resolução do circuito.
O uso desses teoremas, em alguns casos, não necessariamente simplifica a solução, podendo resultar em acréscimo de equações, em comparação com outros métodos de análise. A melhor técnica de análise e resolução depende pois do tipo de circuito; a ferramenta apropriada torna o trabalho mais fácil, e o conhecimento de várias técnicas de análise constitui-se em grande vantagem para o engenheiro que as domina.
Os dois teoremas abordados neste estudo serão a Linearidade e Superposição.
1. Propriedade de Linearidade
A propriedade de linearidade descreve a relação linear entre causa e efeito. Considerando circuitos elétricos ela se aplica aos seus componentes básicos, quando os efeitos secundários tais como efeitos de saturação, temperatura, etc sã o desprezados. Na presente apostila serão considerados apenas resistores. A linearidade é uma combinação da propriedade de homogeneidade (também conhecida como escalonamento ou proporcionalidade) e da propriedade aditiva. A homogeneidade expressa o fato de que se a entrada de um sistema (excitação) for multiplicada por uma constante, a saída (resposta) também será multiplicada pela mesma constante. Tomando-se como