LINEAGE 2
1 INTRODUÇÃO
Com este trabalho buscamos conhecer um pouco mais sobre o WCM (World Class Manufacturing) que é um sistema que utiliza de uma série de técnicas para gerir processos operacionais de uma empresa, tudo isto buscando a qualidade total, que é o grande diferencial que as empresas, principalmente as de grande porte, buscam.
Atualmente, tal processo utiliza-se de dez pilares, observa-se aí que é necessário um longo tempo para implementação do sistema completo, pois além de analisar e adaptar todos os dez pilares é necessário um crescimento de todos os funcionários da empresa, afim de que o sistema seja realmente aplicado de forma correta e apresente todas as vantagens que este traz.
Com isso visamos demonstrar um pouco sobre o surgimento dessa fantástica ferramenta da qualidade, e verificarmos todos estes pilares necessários para implementação do processo.
2 O QUE É O WCM?
O World Class Manufacturing, que em português quer dizer “Produção de Classe Mundial”, é um processo de produção, como o próprio nome diz, que tem como principal objetivo alcançar o conceito cada vez mais difundido de qualidade total. Tal sistema baseou-se no TPS que é o “Sistema Toyota de Produção” e o primeiro registro teórico do termo foi por Richard Schonberger sendo que a primeira aplicação do método foi feita para o Grupo Fiat pelo Dr. Hajime Yamashina que é um dos maiores estudiosos do TPS.
O WCM visa otimizar, além da qualidade, a logística a manutenção e a produtividade da empresa sendo tudo isto integrado buscando a redução de custos. Baseia-se em 3 elementos essenciais:
• No combate sistemático a cada desperdício e perda da empresa,
• No envolvimento da empresa como um todo,
• Na utilização rigorosa de métodos e ferramentas apropriados para as ineficiências do processo.
Além destes elementos, o WCM foi estruturado em 10 pilares, sendo estes:
1. Segurança no Trabalho
2. Desdobramento dos