linda
Cirrose Hepática:
A Cirrose Hepática é uma doença crônica caracterizada por substituiçãodo tecido hepático normal por fibrose difusa que rompe a estrutura e a função do fígado. A parte do fígado principalmente envolvida na cirrose consiste nos espaços porta e periporta.Essas áreas transformam-se nos sítios de inflamação, e os ductos biliares ficam ocluídos pelo pus e pela bile espessada. O fígado tenta formar novos canais biliares. As manifestaçõesclínicas mais importantes incluem icterícia, ascite, varizes gastrointestinais, anemia eencefalopatia. A princípio. O consumo de álcool é considerado o principal fator etiológico. Não existe tratamento capaz de debelar a doença, portanto a meta consiste em deter a progressão da mesma e prevenir o desenvolvimento de possíveis complicações. O tratamentose baseia nos sintomas: antiácidos, vitaminas e suplementos nutricionais e diuréticos poupadores de potássio.
Diagnósticos de enfermagem
Através do histórico de enfermagem foram categorizados
15
diagnósticos deenfermagem baseados no referencial teórico da NANDA (2009/2010). Para prescrição dasintervenções de enfermagem foi utilizado o referencial da NIC (2008).
•Nutrição desequilibrada: menos do que as necessidades corporais relacionada a fatores biológicos e fatores psicológicos, caracterizada por aversão ao ato de comer, dor abdominal,falta de interesse na comida.Intervenções de Enfermagem:
Controle do peso
: Discutir com o paciente a relação entreingestão alimentar e perda de peso; Discutir os riscos associados ao fato de estar abaixo peso;Determinar o peso corporal ideal para o paciente;
Assistência para aumentar o peso
:Encaminhar elaboração de diagnóstico para determinar a causa do baixo peso; Pesar o paciente a intervalos específicos; Auxiliar o paciente a alimentar-se ou a ser alimentado; Criar um ambiente agradável e relaxante para as refeições; Servir os alimentos de maneira atrativa eagradável; Discutir com o paciente e a família as