Limpeza concorrente
Neste vídeo vamos mostrar como se faz a limpeza concorrente de uma unidade de utente e arrumação de cama simples com e sem paciente.
Este vídeo é informativo e mostramos todos os procedimentos a fazer para estar tudo correto e dentro das leis.
Em primeiro lugar lava – se a mãos, pois estas acumulam vários microrganismos e por isso são uma fonte de contaminação. Em seguida, vestimos o EPI (Equipamento de Proteção Individual) que inclui Luvas de procedimento e Luvas de palhaço, a bata já devera estar vestida, sendo a nossa farda.
Depois de estarmos equipados devidamente, recolhemos os papéis que possa haver no chão com ajuda de uma pinça e colocamo-los no saco do lixo. Recolhemos também todos os sacos do lixo e atamo-los dobrando as pontas para dentro para não terem contaminação ao ar livre e dando dois nós.
Estando todos os resíduos recolhidos, vamos desinfetar a cadeira do utente e a mesinha de cabeceira caso haja. Dobramos o pano em 4 e colocamos desinfetante numa das faces do mesmo.
A cadeira do utente e a mesinha de cabeceira devem ser limpos de cima para baixo, do mais longe para o mais perto, da esquerda para a direita e de dentro para fora.
Retirar as luvas de palhaço, ficando só com as luvas de procedimento.
Levantamos a cama até à altura da nossa anca, para não nos dobrarmos e não forçar a coluna.
Dobramos a colcha da seguinte maneira, ao comprido e deixando as pontas para dentro, colocamo-la nas costas da cadeira já higienizada.
Com a colcha já dobrada e colocada na cadeira vamos retirar a roupa da cama, uma a uma fazendo uma trouxa sem sacudir muito e coloca-la no hamper. Não devemos sacudir muito pois libertamos microrganismos para o ar.
Depois de tirar toda a roupa da cama, vamos higienizar a almofada dos dois lados sem a poisar no colchão e coloca-la no assento da cadeira.
Vamos higienizar a cama do paciente, da cabeceira para os pés, higienizar o colchão por