Limites de consistencia
Relatório
Limites de Consistência
Caio Henrique Alves de Barros Tavares
RA 100347
Sorocaba SP
2012
1. OBJETIVOS DO ENSAIO
O ensaio tem por princípio a determinação dos limites de liquidez (diferindo o estado liquido do plástico) e o limite de plasticidade (estado plástico de semi-sólido), através de dois experimento
2. MATERIAIS UTILIZADOS
← Aparelho de Casagrande
← Cinzel
← Placa de vidro esmerilhado
← Bisnaga d’água
← Estufa
← Cápsula de alumínio
← Balança de precisão
3. DESCRIÇÃO DOS ENSAIOS
1. Limite de liquidez
É o cálculo de teor de umidade necessária para se fechar uma fenda de 12 mm com 25 golpes, à 2 golpes/s num aparelho de Casagrande. O experimento é feito várias vezes anotando-se o número de golpes para cada vez, e medindo a umidade daquela tentativa na estufa.
2. Limite de plasticidade
É o cálculo do teor de umidade necessária um cilindro de aproximadamente 12 cm de comprimento, com Ø 3 mm, feito através de rolagem com a mão da amostra sobre a placa de vidro esmerilhada, e esta apresentar fissuras.
4. PREPARAÇÃO DO ENSAIO
• Tomar amostra do solo o tanto quanto possível nas condições naturais, se a mesma estiver com umidade que não permita o seu peneiramento na peneira de n°40 (U.S.B.S.), deixar secar á sombra; • Homogeneizar a amostra em almofariz com mão de borracha, evitando triturar as partículas sólidas do solo; • Passar o solo pela peneira 40 (U.S.B.S), abertura de malha igual a 0,42 mm.
5. CÁLCULO DO ENSAIO
Limite de Liquidez
Com os resultados obtidos, construir um gráfico no qual as ordenadas (em escala logarítmica) são os números de golpes e as abcissas (em escala aritmética) são os valores do teor de umidade correspondente e ajustar um reta pelos pontos assim obtidos. Obter na reta o teor