limite de plasticidade
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
DETERMINAÇÃO LIMITE DE PLASTICIDADE – GRÃOS QUE PASSAM NA PENEIRA DE 0,42MM
Várzea Grande – MT
2015
GLEYNER J. S.FIDENCIO
LOUISE MAYUMI JULIO
MARIANA IZAURA BORELLI SAMPAIO
PRISCILA BORGES ESTEVÃO
WILLIAM RICHARDY MELLO FRICK
ANDREY PABLO
DETERMINAÇÃO DO LIMITE DE LIQUIDEZ – GRÃOS QUE PASSAM NA PENEIRA DE 0,42MM
Relatório apresentado como requisito parcial para a obtenção de conhecimento e como avaliação interna e externa da disciplina de métodos de Análise de Geotécnica do Curso Bacharelado em Engenharia Civil do Centro Universitário de Várzea Grande, sob a orientação da professora Ms. Mônica Caroline.
Várzea Grande-MT, 17 de abril de 2015.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVO 5
3. EQUIPAMENTOS 6
4. PREPARAÇÃO DA AMOSTRA 7
5. PROCEDIMENTO 8
6. CALCULO 10
7. CONCLUSÃO 11
8. REFERÊNCIAS 12
1. INTRODUÇÃO
O presente relatório discorrerá ensaio realizado em laboratório com os devidos equipamentos e procedimentos segundo norma, para obtenção de valores limite de plasticidade de terminado solo.
Limite de plasticidade (WP) é o teor de umidade que indica a passagem do estado semi-sólido para o estado plástico.
A plasticidade, que é uma das características mais importantes das argilas, é a propriedade dos solos que consiste na maior ou menor capacidade de serem eles moldados, sob certas condições de umidade e sem variação de volume; é indicada pelo índice de plasticidade (IP). Tanto maior o IP, mais plástico será o solo em determinadas condições de umidade.
Em laboratório o WP é obtido determinando-se o teor de umidade no qual um cilindro de um solo com 3mm de diâmetro apresenta-se fissuras.
2. OBJETIVO O experimento tem por objetivo a determinação do limite de plasticidade realizada sobre uma amostra de 200g de certo solo coletado, em que os grãos passam na peneira 0,42mm.
3.