Limite de Plasticidade
Turma: Edificações 2012.1;
Aluno: Rannyel Magno Batista Sousa;
Disciplina: Mecânica dos Solos;
Professora: Camila Famá.
LIMITES DE PLASTICIDADE
Picuí, 30 de Maio de 2014.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
REVISÃO BIBLIOGRAFICA
OBJETIVO
NORMAS COMPLEMENTARES
APARELHAGEM
RELAÇÕES DE EQUIPAMENTOS
EXECUÇÕES DO ENSAIO
PREPARAÇÕES DA AMOSTRA
AMOSTRAS PREPARADA COM SECAGEM PRÉVIA
AMOSTRAS PREPARADA SEM SECAGEM PRÉVIA
RESULTADOS
RESULTADOS 1.1
TEOR DE UMIDADE
LIMITES DE PLASTICIDADE
ÍNDICES DE PLASTICIDADE
ÍNDICES DE CONSISTÊNCIA
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
INTRODUÇÃO
Os solos são constituídos de um conjunto de partículas com água (ou outros líquidos) e ar nos espaços intermediários. As partículas de maneira geral podem deslocar-se entre si. Em alguns casos podem ocorrer pequenas cimentações, mas de grau extremamente baixo, quando comparada aos cristais de rochas e de concreto. O estudo da Mecânica dos Solos diferencia-se daquele idealizado na Mecânica dos Sólidos Deformáveis, pois o comportamento dos solos define-se pelo movimento entre as partículas.
A mecânica dos solos é uma das principais ciências, dentre as referentes ao estudo do solo, que podem determinar o futuro de uma edificação, pois de forma prévia, em base de dados, dados conseguidos à base de estudos de certo índices e condições, nos permite evitar várias patologias no solo, diminuindo custos em obras maiores e/ou eliminando futuras reformas. Em nossos ensaios, sob orientação da professora Camila Famá, pretendemos obter valores de alguns índices físicos do solo a partir da definição do limite de plasticidade, que no nosso caso é o índice de plasticidade.
REVISÃO BIBLIOGRAFICALIMITES DE PLASTICIDADE NBR-7180
O Limite de Plasticidade (wP) é tido como o teor de umidade em que o solo deixa de ser plástico, tornando-se quebradiço; é a umidade de transição entre os estados plástico e semissólido do solo. Em