Lima
Dialética (português brasileiro) ou Dialéctica (português europeu) (do grego διαλεκτική (τέχνη), pelo latimdialectĭca ou dialectĭce) é um método de diálogo cujo foco é a contraposição e contradição de ideias que leva a outras ideias e que tem sido um tema central na filosofia ocidental e oriental desde os tempos antigos.
Gente, Marx para entender o Capitalismo e estudar a sociedade, ele tenta explicar tudo isso baseado num método chamado materialismo histórico e dialético. Esse método então, para melhor entendimento da sociedade humana ele explica segundo esses três conceitos que fundamentam o método. Sendo assim, esse método para entender a sociedade, ele divide em três momentos ou partes que são: A tese é uma afirmação ou situação inicialmente dada. A antítese é uma oposição à tese. Do conflito entre tese e antítese surge a síntese, que é uma situação nova que carrega dentro de si elementos resultantes desse embate. A síntese, então, torna-se uma nova tese, que contrasta com uma nova antítese gerando uma nova síntese, em um processo em cadeia infinito.
EXEMPLOS:
* É A ESCRAVIDÃO: A TESE É A ESCRAVIDÃO, A ANTÍTESE SÃO OS ABOLICIONISTAS, E A SÍNTESE É LIBERDADE, A LEI ÁUREA; * A TESE violencia doméstica , A ANTÍTESE indignação da sociedade, E A SÍNTESE a lei Maria da penha; * Trabalhadores que estão insatisfeitos com os baixos salários:TESE. Conversa com o dono da fábrica: ANTÍTESE. Aumento do salário em tantos por cento ou alguma mudança que tenham conseguido: SÍNTESE.
OBS: ALGUNS AUTORES FALAM SÓ MATERIALISMO HISTÓRICO, OUTROS MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO. OUTROS MATERIALISMO DIALÉTICO. OS TRÊS CONCEITOS ESTÃO