Light Steel Framing
DISCIPLINA: MC II
6° PERÍODO
SISTEMA CONSTRUTIVO LIGHT STEEL FRAMING
PROF. EDSON ARAÚJO
CEL. FAB. 06/05/2015
Sumário
1. RESUMO 5
2. INTRODUÇÃO 6
3. OBJETIVOS 7
4. DESENVOLVIMENTO 8
4.1. Origens do Sistema Light Steel Framing 8
4.2. Etapas do método construtivo 8
4.2.1. Fundação 8
4.2.2. Painéis 9
4.2.3. Lajes e Coberturas 10
4.2.4. Isolamentos 11
4.2.5. Fechamentos 11
5. COMPARATIVO ENTRE O SISTEMA LIGHT STEEL FRAMING E O SISTEMA TRADICIONAL 12
6. VANTAGENS DO SISTEMA LSF COMO ALTERNATIVA PARA O PROBLEMA HABITACIONAL BRASILEIRO 14
7. CONCLUSÃO 15
8. PERGUNTAS 16
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17
1. RESUMO
Devido à crescente necessidade de reduzir o grande déficit habitacional existente, tornar obras mais rápidas, com menos custos, prazos menores e diminuir a geração de resíduos no meio ambiente o sistema construtivo Light Steel Framing apresenta-se como alternativa para solucionar e simplificar os métodos construtivos atuais.
O Light Steel Framing é um sistema inovador, formado por estruturas metálicas leves e econômicas que utilizam perfis formados a frio de aço galvanizado.
Os sistemas tradicionais, principalmente a alvenaria, já são considerados pouco produtivos quando comparados ao LSF porque são lentos e necessitam de um grande contingente de mão de obra. Observa-se dessa forma que utilizando o sistema tradicional não será possível suprir a demanda habitacional brasileira.
Devido a isso o presente trabalho busca abordar o Sistema Light Steel Framing, seu desempenho, características e vantagens para que possam promover maior eficácia, garantindo às obras um caráter de montagem que possa potencializar a construção civil.
Palavras chave: Light Steel Framing – deficit habitacional – construção seca
2. INTRODUÇÃO
Segundo Vivan (2011), no Brasil as construções tradicionais que são formadas basicamente por estruturas de concreto armado e vedação de alvenaria estão mais suscetíveis a maiores