light steel framing
ESCOLA DE ARQUITETURA E DESIGN
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO – 2º. Semestre 2014
Tecnologia da Construção III - Detalhamentos construtivos e industrialização
(5o.Período) Turmas Manhã e Noite
Professor: Ricardo Henrique Dias
Alunos: Camila Primo, Mariana Fernanda
QUESTIONÁRIO DO 2º. TRABALHO – Sistemas construtivos industrializados na construção a) LIGHT STEEL FRAME:
1 - Descreva, utilizando-se de texto e croquis, o sistema construtivo industrializado
LIGHT STEEL FRAME; identifiquem na resposta seus elementos constituintes e expliquem o princípio de funcionamento estrutural.
O Light Steel Framing é um sistema construtivo estruturado em perfis de aço galvanizado formado a frio, projetados para suportar às cargas da edificação e trabalhar em conjunto com outros sub-sistemas industrializados, de forma a garantir os requisitos de funcionamento da edificação.
Seus elementos constituintes são os painéis que consistem em dividir as cargas em um maior numero de sistemas estruturais, sendo que cada um recebe uma pequena parcela de carga, o que permite utilizar perfis conformados com chapas finas de aço; os elementos estruturais mais utilizados para garantir a estabilidade estrutural dos painéis e a edificação do sistema são o contraventamento e as placas de fechamento estruturais. Os painéis citados anteriormente, geralmente são executadas anteriormente em fabricas, sendo mas vantajoso, mas também e possível serem feitas no canteiro de obras, o que não seria a condição ideal de trabalho. As lajes e coberturas trabalham bi apoiados e deverão sempre que possível transferir suas cargas simultaneamente, ou seja, com elementos de transição ate as fundações, as lajes podem ser secas e úmidas, as secas podem ser feitas de painéis de madeira ou placas cimenticias, já as úmidas são compostas por formas de aço preenchidas por concreto e tela eletrossoldada.
2 – Quais as vantagens e desvantagens da