LIGHT, DIET E ZERO
Disciplina de Seminário Integrado I
Professora Caroline Baranzeli
Amanda Rochol Farias
LIGHT, DIET E ZERO
Muitas pessoas não conhecem a diferença entre light, diet e zero, e é isso que eu vou mostrar neste texto. Segundo Amanda Poldi (2011) “É fundamental prestar atenção nos rótulos e nas porções consumidas. E um mesmo produto pode ser light, diet e zero”.
Um alimento é considerado light quando apresenta a redução de no mínimo 25% das calorias e nutrientes em relação ao original ou de algum outro nutriente como por exemplo a gordura, quem faz dieta para perder peso prefere os alimentos lights, mas o alimento pode ter pouca gordura e alto teor calórico.
O alimento é diet quando um determinado ingrediente é totalmente retirado de sua composição, este ingrediente pode ser açúcar, sal, gordura, colesterol, etc. Por exemplo: se uma pessoa é diabética, ela terá que procurar um alimento diet que não contenha açúcar, assim não prejudicará a sua saúde, ou no caso de quem tem colesterol alto, devera procurar alimentos diet que não contenham colesterol. Diet não quer dizer que o alimento tenha poucas calorias, exemplo: Um chocolate diet sem açúcar e níveis elevados de gordura, possuí quase a mesma quantidade de calorias que um chocolate normal.
E os alimentos zero por sua vez, possuem zero calorias e zero açúcar, mas um nível alto de sódio.
Com isso concluo que os alimentos mais preferíveis para quem quer perder peso são os zeros e lights, para diabéticos os diet que não contenham açúcar e os zeros por não ter nenhum teor de açúcar, e para pessoas com algum outro tipo de problema, alimentos diets que contenham redução total do alimento que não possa ser digerido.
Bibliografia Consultada:
HALPERN, Alfredo. Especialistas explicam as diferenças entre alimentos diet, light e zero. Disponível em: . Acesso em: 21 de Nov. de 2012 às 15: 32 horas.
AUTOR DESCONHECIDO. Diferenças entre Diet, Light e Zero. Disponível