Ligações químicas
Campus Universitário de Jequié
Departamento de Química e Exatas – DQE
Química Geral Experimental 1
Docente:
Ligações químicas e Interações intermoleculares
Discente:
Jequié-Bahia
Julho de 2012
1. Introdução:
Ligações Químicas
A condutividade de corrente elétrica é devido às ligações existentes entre átomos de cada composto. Existem três tipos gerais de ligações químicas: iônica, covalente e metálica:
.Ligação Iônica – Ocorre quando há transferências de elétrons da camada de valência para outra camada de valência de outro átomo. Segundo Brown (2005,p.253):
O termo ligação Iônica refere-se às forças eletrostáticas que existem entre íons de cargas de sinais contrários. Os íons devem ser formados a partir de átomos pela transferência de um ou mais elétrons de um átomo para outro. As substâncias iônicas geralmente são resultantes da interação de metais do lado esquerdo da tabela periódica com não-metais do lado direito(excluindo os gases nobres, do grupo 8ª).
.Ligação covalente – Esta é quando há compartilhamento de pares de elétrons entre átomos. Sobre esta ligação Brown (2005,p.253) salienta que: “Os exemplos mais familiares de ligação covalente são vistos nas interações entre elementos não-metálicos.”
.Ligação metálica – É quando ocorre pela atração elétrica entre íons positivos (cátions) e elétrons. Esta ligação ocorre quando se encontram juntos átomos de um elemento metálico. Brown (2005,p.253) corrobora que: Os elétrons ligantes estão relativamente livres para mover-se pela estrutura tridimensional do metal. As ligações metálicas dão origem a tais propriedades metálicas como altas condutividades elétricas e brilho.
Compostos que se dissolvem produzindo uma solução que conduz corrente elétrica (solução eletrolítica) é chamado de eletrólito. Logo, aqueles compostos que mesmo em solução não conduzem eletricidade são denominados não-eletrólitos.
.Eletrólito forte – É uma substância que