Ligações Químicas
Substâncias Covalentes:
Díóxido de carbono (CO2)
Substância composta, triatômica, formada por dois elementos químicos: carbono e oxigênio.
A estrutura molecular representada ao lado é classificada como geometria linear e a molécula possui caráter apolar. O dióxido de carbono, mais conhecido como gás carbônico, é um dos gases fundamentais à vida humana. Presente na fotossíntese, respiração celular, um dos gases do efeito estufa, mas também é utilizado industrialmente na fabriação de bebidas e de extintores de incêndio.
Metano (CH4)
Substância composta, pentatômica, formada por dois elementos químicos: carbono e hidrogênio.
A estrutura molecular representada ao lado é classificada como geometria tetraédrica e a molécula possui caráter apolar. O metano é encontrado como gás na natureza, gealmente extraido da materia orgânica. O gás natural utilizado atualmente como combustível é composto de 90% de metano. Além disso, serve de matéria prima na fabricação de etanol, dióxido de carbono, amônia e acetileno.
Substâncias Iônicas:
Óxido de Cálcio (CaO) Substância composta, diatômica, formada por dois elementos químicos: cálcio e oxigênio. É um composto polar e encontrado na natureza como um sólido cristalino. O óxido de cálcio, mais conhecido como cal virgem, é utilizado na construção civil para a fabricação de argamassas, na produção de cerâmicas, na indústria farmacêutica como agente branqueador ou desodorizador e na obtenção do hidróxido de cálcio, utilizado na correção da acidez dos solos.
Óxido de Sódio (Na2O)
Substância composta, triatômica, formada por dois elementos químicos: sódio e oxigênio. Como todos os outros compostos iônicos, é polar. Ele é utilizado em vidros e cerâmicas, quando tratado com água, resulta no hidróxido de sódio.
Questão 02.
Os semicondutores são sólidos geralmente cristalinos de condutividade elétrica intermediária entre condutores e