Ligações químicas
Tab.nº1. Características das ligações químicas
Tipos de Ligações Químicas Características
Iônica ou Eletrovalente
Transferência de elétrons de metais para ametais ou hidrogênio. Formam-se íons que se agrupam em um arranjo cristalino, permanecendo juntos por forças de atração eletrostática. A ligação é predominantemente iônica para uma diferença na eletronegatividade de aproximadamente maior ou igual que 1,7 . Há exceções.
Metálica
Ligação entre átomos de metais. Há elétrons livres entre os íons positivos do metal, que ficam unidos num arranjo cristalino em cujo interior os elétrons se deslocam rapidamente, formando uma nuvem eletrônica, “mar” ou “gás” de elétrons.
Covalente
Compartilhamento de pares de elétrons. É feita entre átomos com baixa diferença de elétronegatividade, normalmente entre ametais e/ ou hidrogênio. A ligação é predominantemente covalente para uma diferença na eletronegatividade de aproximadamente menor que 1,7. Há exceções
Não é fácil descrever as propriedades de uma substância em função do tipo de ligação química que apresenta porque as forças de interações entre átomos, moléculas e íons são de natureza muito variada, originando desde ligações químicas até interações intermoleculares.
Em particular as propriedades físicas dos sólidos cristalinos dependem da ligação química entre os átomos, a natureza de suas unidades estruturais e das forças entre elas. A seguinte tabela é um resumo das características fundamentais e gerais dos quatro principais tipos de sólidos:
Tab. nº 2. Ligações químicas e propriedades dos sólidos.
Iônico
Molecular
Covalente
Metálico
Unidade estrutural Íons positivos e negativos
Moléculas
Átomos
Íons positivos
Ligação química entre átomos
Iônico