Ligações quimicas das principais classes mineralógicas
PROFESSOR HAROLDO MONTEIRO LIMA
MINERALOGIA APLICADA A MINERAÇÃO
RECIFE
FEVEREIRO/2014
Introdução
Na formação das substâncias químicas, os átomos, ao se combinarem, tendem a completar suas camadas de valências através de uma interação entre os elétrons da última camada desses átomos (camada de valência). Esta interação origina forças de natureza elétrica que ligam entre si as partículas componentes das substâncias químicas e, portanto, dos minerais, denominadas ligações químicas. A espécie e a intensidade dessas forças exercem importante influência em muitas propriedades físicas e químicas dos minerais.
De acordo com o tipo de interação eletrônica predominante nas combinações químicas, as ligações podem ser de cinco espécies principais seguintes: ligação iônica, ligação covalente, ligação metálica, ligação de van der Waals e ligação em ponte de hidrogênio.
1. Ligação Iônica :
Na ligação iônica a interação eletrônica se processa por transferência de elétrons, originando íons. O elemento mais eletropositivo perde elétrons, formando o cátion, e o elemento mais eletronegativo recebe elétrons, formando o ânion.
Este tipo de ligação ocorre entre elementos com grande diferença no potencial de eletronegatividade, ou seja, entre metais de alta eletropositividade e não metais. A atração entre os íons é mantida por forças eletrostáticas relativamente fracas.
A transferência de elétrons entre os átomos ocorre da seguinte maneira: átomos com poucos elétrons na camada de valência (menos de 4) tendem a cedê-los para átomos que possuem a camada de valência próxima da saturação (mais de 4 elétrons).
Características das substâncias iônicas:
• Nas condições ambientais ocorrem em geral no estado sólido, ou seja, formam cristais.
• Os cristais não são direcionais e normalmente possuem simetria elevada.
• Dureza