Ligação metálica
• Características
Os metais apresentam propriedades diferentes das outras substâncias.
Experiências com raios X levam a crer que os retículos cristalinos dos metais sólidos consistem em um agrupamento de cátions fixos,rodeados por um verdadeiro mar de elétrons.Esses elétrons,provenientes de camada de valência dos respectivos átomos,embora sejam atraídos simultaneamente por todos os cátions, podem se movimentar livremente por todo o retículo cristalino.
Esse tipo de estrutura é responsável pela forma cristalina dos metais e explica sua grande capacidade de conduzir corrente elétrica, tanto sólido como no líquido (fundido).
O mercúrio por exemplo: é o único metal líquido à temperatura ambiente. Todos os metais apresentam o chamado aspecto metálico (cinza brilhante), menos o cobre e o ouro, que são, respectivamente avermelhados e dourados.
Os metais, em geral, são representados por seus símbolos, sem indicação da quantidade de átomos envolvidos, que é grande e indeterminada.Exemplo: Fe, Cu, Au,....
• Algumas propriedades dos metais
Como um metal é formado por átomos do mesmo elemento, em seu retículo cristalino as atrações são iguais em todos os sentidos.
Essa estrutura permite explica duas propriedades características dos metais:
a - maleabilidade: capacidade de produzir lâminas, chapas muito finas;
b - ductibilidade: capacidade de produzir fios.
Com a aplicação de uma pressão adequada numa determinada região da superfície do metal, provocamos um deslizamento das camadas de átomos produzindo lâminas ou fios.
• Formação de ligas metálicas
Ligas metálicas: são matéria com propriedades metálicas que contêm dois ou mais elementos, sendo pelo menos um dele metal.
As ligas metálicas possuem algumas características que os metais puros não apresentam e por isso são produzidas industrialmente e muito utilizadas. Veja os exemplos:
• Liga de metal fusível.
Características: