Ligas Metálicas
DEFINIÇÃO
Ligas metálicas são uma mistura homogênea de materiais que possuem propriedades metálicas, composta por dois ou mais elementos, sendo o maior constituinte deles, um metal. Normalmente, as ligas são criadas para modificar ou acrescentar propriedades diferentes daquelas dos metais que a formam.
Seu mercado é bastante abrangente, presente nas industrias automobilística, aeronáutica, naval, tecnológica, além de construção civil, comunicação, medicina e na produção de utensílios para o consumidor final.
HISTÓRICO
O primeiro indício de seu uso ocorreu no ultimo período da Pré-história, Na Idade dos Metais. Há 3 mil a.C., a primeira liga metálica a ser criada fora o bronze, mediante a mistura de cobre, primeiro metal a ser fundido, e estanho. Os antigos perceberam um aumento sensível na tenacidade, diminuição da maleabilidade e do ponto de fusão em relação ao cobre.
Por volta de 1600 a.C., com a descoberta do ferro e de uma maior aperfeiçoamento das técnicas de fundição, os persas produziram o aço.
Com o passar dos séculos e com a surgimento de outros processos e a obtenção de novos elementos, novas ligas foram sendo criadas atualmente são indispensáveis em nosso cotidiano.
PROPRIEDADES
As propriedades variam conforme a liga metálica desejada, mas as mais comuns são:
Alta condutividade térmica
Alta condutividade elétrica
Resistência elétrica
Brilho metálico
Ponto de fusão e ponto de ebulição elevados
Maleabilidade
Resistência ã fricção
Características anticorrosivas
Ferromagnéticas
CLASSIFICAÇÃO
Podem ser classificadas:
Pelo tipo de material: liga de cobre, liga de alumínio, ligas de ouro
Pelo número de componentes: binária, ternária
Pela suas propriedades: ligas leves, ligas com alto ponto de fusão.
TIPOS E APLICAÇÕES
Há uma gigantesca variedade de ligas metálicas, irei citar algumas das mais utilizadas:
BRONZE
Mistura de cobre e de estanho. O uso do estanho aumenta a resistência mecânica e a