Ligamentos e ações ligamentares.
Ligamento Esfenomandibular => Está inserido na espinha do esfenóide e abaixo na lígula do forame mandibular.
Ligamento Estilomandibular => Posterior à cápsula, insere-se no processo estilóide e na margem posterior do ângulo da mandíbula.
Ligamento Lateral => Está inserido acima no arco zigomático e abaixo na face lateral do colo da mandíbula.
Conexão do Áxis com o Osso Occipital:
Ligamentos Alares => Começam de cada lado do ápice do dente do áxis e insere-se na parte medial rugosa dos côndilos do occipital.
Ligamento Apical do Dente => Estende-se do ápice do dente do áxis até a margem posterior do forame magno, entre os ligamentos alares.
Atlas com o Áxis:
Ligamento Atlantoaxial Anterior => É uma membrana resistente, fixada na margem inferior do arco posterior do Atlas e à face ventral do corpo do áxis.
Ligamento Atlantoaxial Posterior => É uma membrana fina e larga inserida na borda inferior do arco posterior do Atlas e na margem superior das lâminas do áxis.
Ligamento Transverso
Coluna Vertebral
Ligamento Longitudinal Anterior => Extenso e resistente feixe de fibras longitudinais que se estendem ao longo das faces anteriores dos corpos das vértebras do áxis (C2) até o sacro Tem por finalidade estabilizar anteriormente os dois corpos e discos intervertebrais. É submetido à tensão durante a extensão do tronco. Serve como proteção para o anel fibroso na região anterior da coluna.
Ligamento Longitudinal Posterior => Localizado no canal vertebral, nas faces posteriores dos corpos vertebrais de áxis (C2) até S1. Tendo como função a estabilidade posterior do corpo e dos discos intervertebrais. É colocado em tensão durante a flexão do tronco.
Ligamentos Amarelos => São ligamentos que unem as lâminas do arco da vértebra superior com a inferior.
Ligamento Supraespinhoso => Estrutura ligamentar que interliga posteriormente os processos espinhosos, sendo o único ligamento palpável por ser o