Liga Es Qu Micas
Como os átomos dos constituintes das substâncias se unem? Os produtos químicos trazem benefícios ou prejuízos às plantações?
Produção de alimentos e ambiente: Faces da mesma moeda
O desenvolvimento tecnológico contribui de forma significativa para o aumento de produtividade agrícola, elevando a quantidade de alimentos produzida por área cultivada. Esse aumento de produtividade possibilitou uma maior disponibilidade de alimentos para a produção. O conhecimento químico tem sido fundamental para esclarecer muitos desses pontos e fornecer subsídios técnicos importantes que deem ser levados em conta como outros aspectos econômicos, sociais, políticos e ambientas na busca de melhores alternativas.
Insumos agrícolas: agrotóxicos ou defensivos agrícolas?
Combater pragas de lavouras, insetos ou animas transmissores de doença sempre foi um grande desafio. Há mais de 3000 anos, romanos, gregos e chineses já utilizavam enxofre para combater doenças e conheciam a natureza toxica do arsênico e de outras substâncias utilizadas contra os insetos (substancias inorgânicas compostas de flúor, arsênico, mercúrio, selênio, chumbo, boro, cobre e zinco)
Industrias investiram na fabricação de produtos químicos contendo essas substâncias, desenvolvendo vários tipos de herbicidas, inseticidas, fungicidas, entre outros. Esses produtos são também conhecidos como agrotóxicos, são utilizados nos setores de produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas. O emprego delas contribui para o expressivo aumento da produtividade e da qualidade dos produtos.
Defensivos agrícolas pode-se como citas o emprego de DDT (diclorodifeniltricloroetano), que além de controlar pragas teve um efeito muito positivo no controle de doenças tropicais, como o combate ao mosquito transmissor de malária. Descobriu-se que o DDT tem a capacidade de se acumular no tecido gorduroso dos animais e, em longo prazo causar gravíssimos problemas de saúde como, por exemplo, alteração no sistema