Liga Es Qu Micas
Profª Greici
Se átomos de elementos diferentes não tivessem a capacidade de se combinarem uns com os outros, certamente não encontraríamos na natureza uma grande variedade de substâncias.
Há diferentes maneiras pelas quais os átomos podem se combinar, como por ganho, perda ou compartilhamento dos elétrons nos níveis de valência. Alguns poucos elementos, como os da família dos gases nobres, aparecem na forma de átomos isolados. Com exceção do Hélio, os gases nobres apresentam 8 elétrons na camada de valência
Teoria do octeto: um grande número de átomos adquire estabilidade eletrônica quando apresentam 8 elétrons em sua camada mais externa. Aplicada principalmente na família A.
Ligação iônica
Ocorre entre íons, positivos (cátions) e negativos
(ânions), sendo caracterizada pela existência de forças de atração eletrostática.
Ocorre, portanto, entre elementos que tenham tendências opostas, isto é, um quer ganhar elétrons enquanto o outro quer perder, na tentativa de ficarem com 8 elétrons na C. V.
A ligação iônica é a única em que ocorre transferência definitiva de elétrons.
Ligação iônica – como acontece
H
2.1
Li
1.0
Na
0.9
K
0.8
Rb
0.8
Cs
0.7
Fr
0.7
NaCl
MgO
CaF 2
CsCl
Be
1.5
O
F
3.5 4.0
Cl
3.0
Mg
1.2
Ca
1.0
Sr
1.0
Ti
1.5
Ba
0.9
Cr
1.6
Fe
1.8
Ni
1.8
Zn
1.8
As
2.0
Br
2.8
I
2.5
At
2.2
Ra
0.9
Cede elétrons
Seqüestra elétrons
He
Ne
Ar
Kr
Xe
Rn
-
Os compostos iônicos constituem estruturas eletricamente neutras.
A interação entre seus íons produz aglomerados com forma geométrica definida chamados retículos cristalinos
Determinação das fórmulas dos compostos iônicos A fórmula correta de um composto iônico é aquela que mostra a mínima proporção entre os átomos que se ligam de modo que se forme um sistema eletricamente neutro.
Para que isso ocorra é necessário que o número de elétrons cedidos pelos átomos de um elemento seja igual ao número de elétrons recebidos pelo átomo de outro elemento. Exercício Resolvido
Considere os