LIGA DO ALUMINIO Trabalho Partes
1.1 Ligas de Alumínio
Existem inúmeras possibilidades de combinações de elementos químicos com o alumínio. Estas combinações são chamadas Ligas de Alumínio e têm como objetivo principal melhorar as propriedades mecânicas da liga e conferir outras propriedades de uso ou características de fundição.
O alumínio em estado puro é pouco resistente, assim, o principal objetivo de adicionarem-se elementos de liga no alumínio é aumentar a resistência mecânica, sem alterar as demais propriedades.
Nos últimos anos houve um grande aumento na produção e no uso do alumínio e suas ligas, esse aumento deve-se ao grande campo de aplicação desse metal, em virtude de suas propriedades.
1.1.1 Principais Elementos da Liga:
São vários os elementos da Liga de Aluminio: Cu, Mg, Si, Zn, Ni, Ti, Cr, Co, Pb, Sn dentre outros.
Na tabela abaixo veremos os principais elementos de ligas de alumínio e os efeitos ocasionados pela sua introdução.
As Ligas de Alumínio de uso comercial tem na sua composição química:
Elementos Principais: responsáveis pelas propriedades mecânicas como Cobre, Silício, Magnésio, Manganês, Zinco;
Elementos Secundários: cujos percentuais são menores e tem como objetivo uma ação específica para se obter determinada propriedade de uso ou característica de fundição como: Níquel, Ferro, Berílio;
Elementos modificadores, refinadores ou neutralizadores: usados em pequenos percentuais com a finalidade de alterar a microestrutura, obtendo-se melhores propriedades ou características de processo como Titânio, Sódio, Estrôncio, Boro
Elementos tidos como impurezas: os quais devem ser controlados ou balanceados de maneira mais rigorosa como: Chumbo, Cromo, Cálcio, entre outros, que em geral exercem influência perniciosa sobre certas propriedades ou características de fundição.
1.1.3 CLASSIFICAÇÃO DAS LIGAS DE ALUMÍNIO
a) LIGAS TRABALHADAS OU PARA TRATAMENTO MECÂNICO: passam por processos de laminação, extrusão, forjamento e