lideres
Um questionamento de amigos sobre qual o melhor estilo de liderança me motivou a realizar um breve estudo sobre o assunto. Para alguns não existe tipo de liderança. Existe o certo e os demais, errados.
E a minha resposta é que não existe o tipo de liderança certo. A liderança depende do contexto, da situação da equipe, do projeto e também da empresa.
De acordo com GAUDENCIO existem seis tipos de liderança: Coercitivo, Autoritário, Afiliativo, Democrático, Marcador de Ritmo e Treinador. Nesse post comentarei sobre o primeiro e controverso estilo de liderança - Coercitivo.
Gosto de assistir a programas de culinária como o de inglês Jamie Oliver e do Gordon Ramsey, World Class Chef e apresentador do programa que no Brasil é transmitido pelo GNT denominado Kitchen Nightmares (http://gnt.globo.com/Kitchen-Nightmares/index.shtml). Pelo nome do programa podemos ter uma ideia do nível de coerção.
O programa é um reality show de restaurantes a beira da falência, onde Ramsey entra em cena e tem uma semana para revolucionar o estabelecimento e os próprios donos, cozinheiros, garçons, ou seja, é um verdadeiro pesadelo para os envolvidos.
Invariavelmente o restaurante está em situação crítica, com equipe desmotivada e desacreditada. Ramsey tem a missão de virar a mesa.
Nesse cenário caótico o apresentador literalmente transforma o restaurante. Por vezes uma reforma no ambiente é realizada onde cores e mobiliário são mudados. Em outras oportunidades o menu é alterado, chegando a ser alterada a proposta de atividade do próprio restaurante, de fast food para churrascaria, para se ter uma ideia.
Mas toda essa mudança é leve