Liderança
A definição de Krech, Crutchifield e Ballachey (l975) diz que: Um grupo psicológico pode ser definido como duas ou mais pessoas que se reúnem e satisfazem as seguintes condições:
1) As relações entre os membros são interdependentes – o comportamento de cada membro influi no comportamento de todos os outros;
2) Os membros aceitam uma ideologia – um conjunto de crenças, valores e normas que regulam sua conduta mútua.
Destaca-se a influência mútua dos componentes do grupo entre si e a aceitação de normas, crenças, enfim de “algo em comum”.
São exemplos: grupo familiar, grupo de amigos, o grupo de trabalho, de estudo, grupos de vizinhos, grupos religiosos, etc.
Tipos de Grupo Dividem-se em grupos primários e secundários.
O grupo primário se caracteriza pela presença de laços afetivos íntimos e pessoais entre seus membros, pela espontaneidade no comportamento interpessoal, por possuir objetivos comuns (apesar de não necessariamente explícitos). A família é o exemplo. Nela o objetivo comum em geral não está explicitado, e pode ser simplesmente a convivência. È o caso também da “turma” ou “gangue” juvenil.
O grupo secundário, não se constitui num fim em si mesmo, mas num meio para que seus componentes atinjam fins externos ao grupo. É o caso de um grupo de estudos que se dissolverá quando tiver concluído sua tarefa. As relações interpessoais num grupo secundário costumam ser mais “frias”, impessoais, racionais e formais.
Costuma-se entender que um grupo é pequeno quando seu número de componentes e suficientemente limitado para permitir o estabelecimento de relações e percepções recíprocas entre eles. São os chamados grupos “face a face” e de maneira geral, são compostos de 5 a l5 pessoas.
As pessoas participam simultaneamente de muitos e diferentes tipos de grupos. Alguns deles estão ligados funcionalmente entre si, formando organizações sociais.
Organizações Sociais
Para Krech, Crutchefield e Ballachey (1975), uma