Liderança
14h02
SÃO PAULO - Destacar-se no meio corporativo, tornar-se uma referência para um grupo. Assumir responsabilidades e garantir êxito em todas elas.
Geralmente essas são algumas das preocupações mais freqüentes de quem briga por crescimento no ambiente de trabalho, seja na busca por um cargo de liderança ou por novos desafios.
Mas como se tornar referência, como garantir motivação? O consultor organizacional Ômar Souki define "sete chaves" que podem abrir caminhos quando o assunto é liderança. Para chegar a esses conceitos, analisou a trajetória profissional de grandes personalidades do meio empresarial.
1. Iniciativa
O especialista orienta que o bom líder deve assumir a responsabilidade pela trajetória do seu grupo. Para isso, firmeza e otimismo são fundamentais.
Nos grandes líderes, o otimismo parece sempre algo exagerado, pois eles acreditam que tudo o que acontece ao redor deles os beneficia. Dessa forma, esse otimismo se torna uma espécie de profecia que, padrão mental, acaba resultando em realidade.
A orientação, portanto, é não esperar que as coisas simplesmente aconteçam. É preciso fazer acontecer, revertendo até mesmo o que lhe parecer negativo a favor de suas realizações.
2. Missão Impossível
Quanto maior a missão, maior o poder motivador. Para o especialista, o líder precisa encarar grandes desafios. Ter em mente qual a sua missão, não se deixando abalar pela aparente grandiosidade dela. Ou seja, "é necessário ser ambicioso, acreditar no próprio potencial e saber a que veio", resume.
"Bill Gates, por exemplo, teve como meta colocar um computador em cada mesa e em cada lar. O que, há tempos, parecia algo realmente impossível de acontecer".
O consultor destaca ainda a necessidade de o líder cultivar auto-estima elevada para a busca desses resultados extraordinários, na vida e nos negócios. Dedicar-se ao máximo, com paixão total. "Pense sempre em crescer,