Liderança
Agrupamento de Escolas de
Póvoa de Lanhoso
CRI
2014/2015
M1
Ana Silva Nº1
Cláudia Nogueira Nº8
Cérebro
O cérebro humano é dividido em dois hemisférios. O hemisfério esquerdo é “o cérebro lógico” e é envolvido na língua e a análise e o hemisfério direito são “o cérebro criativo,” envolvido na fantasia e na imaginação. O hemisfério esquerdo controla o lado direito do corpo quando o hemisfério direito controlar o lado esquerdo.
O Cérebro é divido por 4
Lobos
O lobo frontal é assim chamado por localizar-se na parte frontal do crânio. Ele parece ser particularmente importante por ser responsável pelos movimentos voluntários e também por ser o lobo mais significante para o estudo da personalidade e inteligência. O lobo parietal está localizado na parte posterior do lobo frontal. Ele possui uma área denominada somatossensória, responsável pela percepção de estímulos sensoriais que ocorrem através da epiderme ou órgãos internos. O lobo temporal possui uma área especial chamada córtex auditivo, como o próprio nome já diz, esta área está intimamente ligada a audição.
Na parte de trás da cabeça, mais precisamente na região da nuca, localiza-se o lobo occipital. Nele encontra-se o córtex visual, que recebe todas as informações captadas pelos olhos; melhor dizendo, sua especialidade é a visão.
O que é linguagem?
Linguagem é o sistema através do qual o homem comunica suas ideias e sentimentos, seja através da fala, da escrita ou de outros signos convencionais.
Cérebro e a linguagem
Os Centros Cerebrais da Linguagem, no hemisfério esquerdo, comportam estruturas que processam as palavras e as frases, assim como estruturas que asseguram a mediação entre os elementos do léxico e a gramática. As estruturas neuronais que representam os conceitos são repartidas entre os hemisfério direito e esquerdo, em numerosas regiões sensoriais e motoras.
A zona