liderança
Para a organização desenvolver as competências necessárias neste cenário de mudanças, o consultor de gestão de pessoas deverá ter as características e habilidades essenciais para o cargo, desempenhando com excelência o seu papel focando sempre nas oportunidades e resultados.
Ao implantar na organização as 6 etapas do processo de consultoria: contato inicial com a organização cliente, a coleta de dados e diagnóstico organizacional, feedback, proposta de ação, avaliação, término ou complementação e finalização do trabalho, o consultor deverá estar atento em cada um desses passos s/ a importância desse “projeto” para seu cliente, trabalhando com muita maturidade e profissionalismo, utilizando toda a experiência adquirida para o sucesso desse objetivo.
O consultor de gestão de pessoas acaba sendo para a organização um agente de mudanças, tanto no ambiente interno, quanto externo, assumindo grandes responsabilidades e auxiliando os seus diretores e colaboradores na tomada de decisão em momentos cruciais de mudanças.
O consultor deverá levar também, através de seu conhecimento, soluções práticas e resolver problemas que as organizações não conseguem resolver sozinhas.
Este profissional terá que adquirir cada vez mais conhecimento e especialização para atuar no mercado atual em que as empresas estão cada vez mais críticas e seletivas quanto ao tipo de trabalho que vão contratar.
A capacidade de diagnosticar causas e problemas, elaborar análises internas e da concorrência, habilidade de trabalhar em equipe e conviver com riscos e mudanças constantes, não se intimidar diante de problemas aparentemente sem conserto, transmitir excelente postura perante o cliente, fazer diagnóstico empresarial, ser um bom negociador e inovar constantemente, acredito que sejam