liderança
Ana Lucia Pereira Barrios;
Carla Albino Cantuária;
Jardel Alves Campos.
Profª Orientadora: Ms. Ângela Maria Lima Santos
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
Curso de Graduação em Enfermagem
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho enfatiza a importância da comunicação no processo de liderança concernente ao trabalho na Enfermagem. Diante da avaliação das propostas teóricas, acreditamos que o material subsidie a estruturação de conceitos que atribuem eficácia do processo de comunicação, legitimando a importância extrema e necessária para as interações humanas e desempenho profissional. Observamos que a enfermagem como um todo necessita realizar atos administrativos durante sua jornada de trabalho diária. Administrar implica planejar, dirigir, controlar e organizar. Como define Bergamini CW. apud Lourenço et al (2005), o administrador ocupa um posto de direção atuando sobre os processos através dos quais uma organização funciona alocando recursos e utilizando seu pessoal da melhor forma possível. No entanto, além de administradores eficazes e eficientes é de extrema importância que o administrador seja líder, o que se traduz que ele influencie e oriente o rumo e o curso das ações dos liderados.
Segundo Lourenço e Trevisan (2001) liderança é um processo de influência grupal com visão voltada para seus objetivos, sendo que o espaço para os líderes não inovadores está cada vez menor.
Existem vários estilos de liderança a serem adotados na prática, que são aplicados de acordo com as tarefas, as pessoas e a situação. Essas são variáveis norteadoras do processo de liderança.
Concordamos com Balsanelli e Cunha (2006) que "a comunicação constitui-se num elemento de suma importância no processo de liderar do enfermeiro e a maneira como se dá a transmissão de mensagens interferirá no resultado desejado".
A comunicação é intrínseca ao ser humano, deve ser clara para que não haja fracasso na transmissão e na