liderança
Atualmente, falar de liderança é um tema que esta em evidência dentro das organizações, pois o papel dos líderes e gestores é vital para o desenvolvimento dos futuros talentos e potenciais encontrados na organização. Conhecimento é acervo de informações, conceitos, idéias, experiências e aprendizagens do administrador. Ainda afirma o autor o conhecimento deve ser agregado a competências duráveis como perspectivas e atitude (CHIAVENATO, 2004).
Os líderes têm o papel vital de agentes de mudanças, criam novos lideres, trabalham por um objetivo comum e são responsáveis pela transformação e disseminação do conhecimento e direção das metas ao resultado organizacional. Conforme Eboli (2005) os líderes precisam estar preparados para desempenhar plenamente seus papéis de educadores, formadores e orientadores do cotidiano do trabalho, criando um ambiente onde as pessoas se sintam motivadas a buscar suas potencialidades e padrões elevados para um aprimoramento do conhecimento. Com o aumento da competitividade as organizações estão tendo que rever seus conceitos e estratégias junto ao mercado, pois liderança é a interação de um ou mais indivíduos que se reúnem a um objetivo em comum e a competitividade. De acordo com Silva e Kovaleski (2006) o aumento da competitividade, tem colocado as organizações e os profissionais frente a novos desafios, tornando a gestão mais complexa e dinâmica, requerendo atuação de seus gestores e sustentada no aumento da competência e uso de técnicas de gestão até então não usadas. As empresas estão se preocupando em contratar pessoas que tenham perfil de líderes, que possam estar conduzindo as estratégias da organização que sejam lideres do futuro.
O profissional necessita ter um perfil diferenciado abrangendo conhecimento, habilidade e atitudes, o famoso CHA, obtendo ganhos de produtividade e crescimento da organização, para isso o líder tem um papel indispensável nesta cadeia, pois ele será o disseminador das informações