Liderança
A Psicologia tem estudado o comportamento humano e tentado compreendê-lo para auxiliar o auto-conhecimento. Muitas teorias tem se sucedido, muitas vezes se completando, outras vezes eliminando crenças tidas como verdades até então.
Assim a Liderança vem sendo tema de pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento humano há muito tempo. Com o tempo, a pesquisa e a literatura sobre Liderança foram evoluindo de teorias que apresentavam traços e características pessoais dos líderes eficazes, passando por uma abordagem funcional básica que esboçava o que líderes eficazes deveriam fazer, e chegando a uma abordagem situacional ou contingencial, que propõe um estilo mais flexível, adaptativo para a liderança eficaz.
Apresentando as diversas formas de liderar, e diferenciando a capacidade de ser um líder, da obtenção do poder e as formas com que esse poder é exercido, ficando expresso que a liderança além de ser uma característica natural do ser humano, ela também pode ser adquirida com o passar dos anos e experiências.
E o poder pode revelar como é o caráter de quem o exerce, pois se reflete nas sua atitudes e decisões, e diferentes formas existentes de poder.
2 CONCEITO
2.1 O QUE É LIDERANÇA
Chiavenato define liderança como “uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetos”.
Assim, liderança é a capacidade que se tem de condução de um grupo de pessoas, onde influenciar suas atividades relacionadas às tarefas que cada um tem que cumprir da melhor forma para que se alcance o objetivo em comum, entusiasmando e motivando a cada membro do grupo e seus passos de maneira menos perceptível possível.
É saber diagnosticar os diferentes tipos de problemas, encarar e alcançar os desafios que o cargo exige, fazer com que cada pessoa encare as responsabilidades a elas delegadas, saber fazer críticas e elogios nas horas oportunas, saber das dificuldades, do